quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Morre Padre Almeida

Sacerdote de grande serviço prestado a Sergipe, residiu em Estância, Lagarto e há quinze dias estava em Sobral, sua terra natal


Faleceu segunda-feira, dia 16 de agosto em Sobral - Ceará Joaquim Antunes de Almeida ou simplesmente Padre Almeida. Muito conhecido em Sergipe, especialmente nas cidades de Estância e Lagarto, onde residiu grande parte de sua vida.
O sacerdote estava há mais de quinze dias morando na casa dos seus familiares, no Estado do Ceará. Teve que deixar a Colônia Treze (Lagarto) para ir tratar de sua saúde em sua terra natal. Ele que já tinha sofrido um derrame, faleceu na madrugada desta segunda-feira (16), em Sobral, cidade onde nasceu. O seu sepultamento aconteceu no final da tarde da segunda-feira no Ceará.

BIOGRAFIA
Joaquim Antunes de Almeida, conhecido como Padre Almeida, nasceu no dia 13 de março de 1931 na cidade de Sobral, Estado do Ceará, com mais quatro irmãos: Edson, Estefânia, Fernando e Fátima. Padre Almeida cursou Humanidades no Seminário São José Sobral, em 1949. Realizou Filosofia por dois anos, e o primeiro de Teologia, no Seminário de Prainha, em Fortaleza. Mudou para a PUC Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na qual terminou o curso de Teologia, no ano de 1955.
Padre Almeida ordenou-se padre em 17 de dezembro de 1955, na Catedral de seu chão natal, sendo Dom José Tupinambá da Frota o bispo que dirigiu a solenidade. No Ginásio São José, em Sobral, foi professor de 1956 á 1958; Assistente Eclesiástico de JECF Juventude Estudantil Católica Feminina na Diocese de Sobral; Capelão do Abrigo Sagrado Coração de Jesus; Fundador da Livraria SPES.
Residiu em Parnaíba, Estado do Piauí. No litoral do Piauí, foi professor e diretor do Instituto São Luís. Educador no Colégio Nossa Senhora das Graças, assumiu a Pastoral da Juventude e trabalhos pastorais na periferia e fundou a livraria Esperança.

EM ESTÂNCIA

Ele chegou a Estância quando da posse do primeiro bispo diocesano, Dom José Bezerra Coutinho, também cearense, em 16 de abril de 1961. Em Estância, Padre Almeida foi secretário do bispado, diretor da Escola Técnica de Comércio da Estância, capelão do Colégio Sagrado Coração de Jesus e do bairro Santa Cruz. Fundador do Instituto Diocesano da Estância, mantenedor do Colégio Diocesano, com sede em Estância e mais quatro núcleos nas cidades de Arauá, Pedrinhas, Umbaúba e Cristinápolis.

NA POLÍTICA
Padre Almeida não temeu os anos de chumbo durante a ditadura militar de 1964 á 1985. No cenário político, o reverendo deu sua importante contribuição ao campo democrático e popular, disputando a eleição para deputado federal, em 1978, pelo MDB – Movimento Democrático Brasileiro, ficando como o primeiro suplente. Em 1982, Padre Almeida saiu candidato á Assembléia Legislativa, desta feita pelo PDT – Partido Democrático Trabalhista – num pleito marcado por grandes dificuldades.

Nestas duas eleições, esteve junto com outros amigos destemidos que deixaram a sublime lição que é preciso resistir sempre. Após um longo período sem se candidatar a cargo eletivo, concorreu pelo PPS – Partido Popular Socialista a difícil eleição para prefeito de Lagarto, em 2000, inclusive enfrentando o poder econômico naquela cidade. Depois dessa eleição, padre Almeida se filiou ao PT – Partido dos Trabalhadores, o último até a sua morte. No dia 14 de junho de 2001, foi agraciado em Estância com o Título de Cidadão Estanciano, de autoria do Vereador Dominguinhos (PT).

VIDA SOCIAL
Fundou a COOPAME – Cooperativa Agrícola Mista de Estância, da qual foi presidente, com atuação em 13 municípios da região Sul do Estado, fundando 10 colônias ou núcleos de colonização e assentando 624 famílias, na condição de precursor da reforma agrária na região. Foi fundador também dos jornais “Animemoto”, em Parnaíba, e o “Sim Sim”, em Estância.
Ele foi diretor presidente do Asilo Santo Antônio, do Hospital e Maternidade de Boquim e do Hospital São Vicente de Paulo (Tobias Barreto), diretor do Curso Comercial do Colégio Cenecista Monsenhor Basiliscio raposo (Tobias Barreto) e professor do Colégio Cenecista Graccho Cardoso (Estância).

A cidade de Estância ganhou também no dia 3 de junho de 1962, a União Redentora da Juventude Estanciana - URJE. Era uma sociedade assistencial e cultural ao mesmo tempo, idealizada e concretizada por uma equipe de jovens estancianos liderados pelo padre cearense. “Quando padre Almeida chegou a Estância, foi logo contactando com o povo estanciano. Padre Almeida também fundou na cidade de Simão Dias a Associação da Juventude Idealista Simãodiense – AJIS; em Lagarto implantou a União Renovadora da Juventude Lagartense – URJIL. Ele nasceu com Espírito Santo, é um sacerdote que luta por uma juventude melhor”, disse à época, Jandira Amado no dia do aniversário de Padre Almeida.
EM LAGARTO
Desde 31 de maio de 1984, Padre Almeida assumiu a paróquia de Santa Luzia do Treze, no município de Lagarto, diocese de Estância, onde passou a contrariar sobremaneira os interesses dos poderosos, quer seja denunciando a necessidade de mudanças profundas na estrutura social vigente da sociedade nova.
Fonte: portalodia.com
Pequeno trecho do pronunciamento durante a solenidade de entrega do título de cidadão estanciano em 12 de abril de 2002
“Duas “terras” me marcaram profundamente: Estância e o Treze. Sobral no Ceará, está nas raízes; Parnaíba, no Piauí, foi uma grande experiência, mas hoje estão longe, sem grandes atrativos. Em Estância vivi os anos “ mais”... de minha vida, dos 30 aos 53 anos da vida, 23 anos de sonhos e apreensões, amizades alimentadas e ódios sofridos, momentos de resistência e transformação, e que lembram a URJE, “O Sim Sim”, a mudança da feira com o Domingo livre, Escola de Comércio, Instituto Diocesano, Sindicato de Trabalhadores Rurais, MEB, COOPAME, as sombras negras do Regime Militar, os presos do Regime (Pedro Oliveira, José Leopoldino, Ailton Duran) e sua libertação!
Estância não me sai do pensamento.... Aqueles anos com uma juventude sendo preparada para os grandes embates da vida, os trabalhadores rurais se conscientizando para, através dos seus sindicatos e da Cooperativa Agrícola Mista de Estância, a partir daqui, desta cidade, deste município, realizar em toda essa região um transformação, cujas dimensões só pode avaliar quem viveu esses difíceis mas riquíssimos momentos da história humana neste Brasil, neste Sergipe e especialmente nesta cidade, que foi o pólo, donde se expandiu para o sul de Sergipe uma luz de esperança forjada na fé e na ousadia de uma plêiade de homens, principalmente jovens, com quem aqui convivemos e lutamos, entre os quais, além dos já citados, lembramos Hélio Oliveira, João Amado, Fernando Oliveira, Jandira Amado, Inácio, Guadalupe Teixeira (“Dilupe”).
Transcrevo aqui o texto final da justificativa do projeto de Resolução levado á Câmara de Vereadores de Estância pelo Vereador José Domingos Machado Soares, o Dominguinhos: “Contemplando da janela da história a dedicada trajetória do sobralense de Fé Padre Joaquim Antunes de Almeida, percebemos a felicidade de nossa polis em tê-lo adotado como filho querido e amado e, simultaneamente, fitamos a alegria e o carinho do mesmo em tê-la abraçado como uma mãe protetora. É a dimensão dialética do amor e do sonho profético que anuncia um mundo novo”
Chegamos a Estância Dom Coutinho e eu em 1961 e aqui permaneci até 1983. Passei o ano de 83 em Lagarto. E no ano seguinte fui para o Treze, onde estou há 18 anos.....”
“.....Estância tem um povo livre, um eleitorado independente, que elege e que depõe...Seu eleitorado poderia ser mais conscientizando. Mas uma coisa não se pode negar: ele é livre, não tem donos, não aceita cabrestos! Conheço Estância a partir dos 60 e nunca ouvi dizer que políticos de fora viessem aqui comprar votos ou políticos daqui tivessem votos a venda. Ouço no entanto aqui e ali certa lamentação de que Estância não tem tido, nas decisões políticas de Sergipe, o peso que já teve ou que poderia ter.
Pela situação geográfica e pela sua história, berço do jornalismo sergipano e abrigo-azilo de Jorge Amado, Estância é vocacionada a liderar um processo político de desenvolvimento da zona sul de Sergipe. (Fonte: Jornal Folha da Região)

Comerciante de Estância foi alvejada com tiros durante assalto

Mais uma tentativa de assalto chocou os moradores de Estância. A vítima foi a Sra. Leda Souza Clemente, proprietária da Loja São Clemente Material de Construção, localizada na av.Jornalista Augusto Gomes, no Bairro Valter C. Costa. A comerciante foi mais uma das vítimas da violência neste município, a tentativa de assalto ocorreu dia 13 de agosto do corrente ano, (sexta-feira), às 17h30 horas, no seu estabelecimento comercial, quando foi surpreendida por um meliante, que ao tentar rouba-la, deflagrou dois tiros a queira-roupa na mesma: socorrida por populares, foi levada ao Hospital Regional de Estância e em seguida encaminhada ao Hospital Governador João Alves Filho, onde se recupera, encontrando-se fora de perigo.

Vereador Renato Silva Júnior é o novo líder do prefeito

A bancada do executivo municipal tem novo líder, desta vez a responsabilidade do exercício de tal função fica a cargo do vereador RENATO SILVA JR. Vereador de primeiro mandato que vem desempenhando um grande trabalho no cenário político do nosso município, admirado por seus posicionamentos e sua forma franca de agir. O vereador vem desde o inicio do mandato acumulando certas atribuições tais como primeiro secretário da mesa diretora da câmara e presidente da principal comissão parlamentar, a comissão de legislação justiça e redação final, sendo nesta onde o vereador tem demonstrado muita competência, muito preparo, arrancando comentários elogiosos por conta da qualidade dos pareceres por ele proferidos.
Como conseqüência desse trabalho, agora o vereador recebe do Prefeito Ivan Leite o voto de confiança e respeito ao seu trabalho, através da indicação do seu nome para liderar a bancada que dá sustentação ao governo Municipal. Segundo o vereador RENATO SILVA JR., “Estou acostumado a assumir responsabilidades, entrei na vida pública para trabalhar em benefício de minha terra e esta será uma forma com que ajudarei estância crescer, confio no trabalho do Prefeito Ivan Leite e o povo confia no meu trabalho”.

Vereador Fabrício Soares cria projeto que alerta sobre os riscos do uso indiscriminado de medicamentos na terceira idade

A organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que metade dos medicamentos consumidos no mundo é usada de forma incorreta, gerando sérias conseqüências como reações adversas, resistência bactériana, piora da doença e até a morte. Prova disto, o estudo realizado pelo Committee on Quality of Health Care in América revelaram que mais de 7 mil pacientes morreram em decorrência dos erros de medicação. O Brasil é o 9º país do mundo em consumo de medicamentos per capita. Este mercado movimenta no país 10 bilhões de dólares por ano.
Sabemos que a automedicação é uma mania dos brasileiros, incentivada pelo bombardeiro de publicidade de medicamentos. Um principio básico é não tomar remédio por conta própria, mesmos os fototerápicos (medicamentos a base de plantas), pois o mais inocentes dos chás pode provocar reações e causar problemas graves. Comparar com receita do vizinho ou a partir da orientação de um amigo também são péssimas opções. O medicamento bom para uma pessoa pode não servir para outra, mesmo que os sintomas sejam semelhantes. O uso incorreto de medicamentos pode atrasar o reconhecimento de doenças ou até mesmo agravá-las.

Estudos indicam que alguns medicamentos podem viciar, levando à dependência química, dentre outros riscos e complicações. Como características próprias da idade os idosos apresentam atrofia das mucosas do trato gastrointestinal, diminuição da absorção das substâncias nos intestinos, diminuição do metabolismo hepático e eliminação real. Se os idosos têm dificuldades de absorver os medicamentos, também tem dificuldade para metaboliza-los e elimina-los. Deixando-os mais susceptíveis as reações tóxicas e aumento do tempo de excreção dos medicamentos. As múltiplas doenças e suas complicações que o idoso, comumente, apresenta, motiva-o a procurar vários especialistas e geram inúmeros medicamentos, que são prescritos e muitas vezes conflitantes entre si.
“Sabemos que a carteira de saúde é a forma de minimizar este grave problema. Porém, somam-se aos problemas de prescrição, as características de recuperação e estabilização que os idosos apresentam, ou seja, recuperação lenta dos sintomas, motivando ao idoso procurar formas alternativas (remédios caseiros, indicações de conhecimento, etc) que acabam somando problemas e não criando soluções.”, ressaltou o vereador na sua justificativa.
Preocupado com as conseqüências do uso indiscriminado de medicamentos, o vereador Fabrício Soares Cardozo propõe atreves do projeto de Lei nº 74/2010 que seja feita uma campanha de alerta sobre o uso indiscriminado de remédios para pessoas da 3ª idade. A campanha será desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde, junto as unidades de saúde sediadas no município.
O vereador espera que com a aplicação desta lei possamos informar melhor nossos idosos e a população em geral da importância de se consultar um médico antes de se medicar.
-

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

RESSACA NO MAR DESTRÓI RESTINHO DA ORLA DO ABAIS



No último domingo dia 21 de agosto Uma forte ressaca marítima atingiu o litoral do abais com ondas de 2,5 a 3,0 metros causando grande destruição na praia. Vários bares foram destruídos na orla da praia do Abais, que já estava bastante destruída. De acordo com moradores os fortes ventos começaram na quinta feira dia 11 e como a maré estava alta o mar atingiu facilmente a orla, que causou pânico aos moradores e freqüentadores do abais. È bom lembrar que a mais de 4 anos a orla do Abais se encontra totalmente danificada, as autoridades locais fecham os olhos para um das praias mais freqüentados do litoral sergipano, medidas precisam ser feitas para evitar acidentes. Os proprietários de bar e turistas estão indignados com o abandono do local, eles afirma que não podem fazer nada pois a cada ano o mar se aproxima mais e as estruturas da orla fica mais danificada. O atualmente os bares não estão funcionado pois o freqüentadores sumiram causando assim um prejuízo incalculável aos comerciantes locais. A população da praia pergunta cadê o dinheiro dos Royates da Piranema
Fonte: surfestancia.blogspot.com

sábado, 14 de agosto de 2010

Administração Municipal se pronuncia quanto a Greve dos Professores, mas, rapidamente, Sintese rebate afirmações

Já passam de duas semanas em greve e a luta dos professores municipais continua, e, depois de tanto tempo omissa neste respeito, a administração municipal se pronunciou através de uma carta de esclarecimento aos pais de alunos ontem à noite, 12 de agosto. Sem perder tempo o SINTESE já providenciou uma resposta em distribuição de panfleto. Confira abaixo a pronunciação de ambas as partes:
Na carta, a Secretária de Educação Línia, aproveita para destacar investimentos do governo Ivan Leite na educação, mas tem como objetivo principal dar uma resposta as panfletos e movimentos de protesto dos professores. O que chama a atenção é o fato dela tratar os movimentos e protestos como “mentira”.
A CARTA:

“tal mentira jamais pode se tornar uma verdade quando o povo fica ciente dos fatos”... “respeitamos o direito do cidadão de manifestar sua idéias ,defender seus direitos e lutar por melhorias, mas não encontramos justificativas para as atuais reivindicações”.
SINTESE responde:

“Por estarmos lutando pelos nossos direitos fomos chamados de : insanos, difamadores, caluniadores, irresponsáveis, sem respeito, mentirosos, sem ética, sem formação, sem profissionalismo, irritantes, hipócritas, opressores, infelizes, medíocres, aterrorizantes, sem causas, etc.”
A CARTA:

“você sabia que no período de eleição o prefeito Ivan Leite, mesmo que tivesse todas as condições financeiras, jamais poderia realizar aumento dos salários dos professores em virtude da lei eleitoral?”.
SINTESE responde:

“Eles dizem que não devolvem a gratificação de regência de classe por causa das eleições deste ano, mas parecem que lês não sabem que em 2010 as eleições acontecem para Governo, Senado, Câmara dos Deputados e Assembléia Legislativa, portanto só haveria proibição em dar aumento salarial e retornar a regência de classe se as eleições fossem para prefeitos e vereadores”.
A CARTA:

“Sem entender o porquê , sem perceber qualquer razão para a categoria paralisar, ficamos indignados, pois sabemos que mesmo que o prefeito tivesse condições financeiras favoráveis, ele jamais poderia , segundo a legislação eleitoral”.
SINTESE responde:

“Durante solenidade que aconteceu no Fórum Ministro Heitor de Sousa, a secretária Línia Carvalho assumiu que não entendia nada de educação – e Ivan Leite sabe tanto disso que na entrada da Rede Ilha disse aos professores que iria falar com a “Secretária Hélia Pinto” para discutir sobre o problema”.
SINTESE menciona Adriana Oliveira – Chefe de Gabinete do prefeito
“Infelizmente não podemos dizer o mesmo de Adriana Oliveira, que devia dizer que além de professora é chefe de gabinete do prefeito Ivan Leite. No panfleto, ela fala que tem orgulho de ser professora, mas não diz que não trabalha com a Educação, mas sim, numa sala com ar condicionado, toma água em taças de cristais e embolsa todo mês um polpudo salário de quase 5 mil reais, e faz algumas viagens de avião”.
CONCLUSÃO DA CARTA:

“Pedimos a compreensão e colaboração de todos os pais, pois somente com a participação efetiva de vocês na campanha de conscientização e reflexão para que os professores voltem as sua funções em suas salas de aula, já que cada dia fora da escola é enorme e incalculável o prejuízo na aprendizagem de seus filhos, que são os grandes e únicos prejudicados, é que poderemos dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido. Unidos, pais e Administração, seremos fortes!”.
CONCLUSÃO DA RESPOSTA DO SINTESE:

“É visível a irritação do prefeito Ivan Leite, quando lembramos ao povo que ele cortou salário de trabalhadores humildes, mas não cortou o dele, e que os professores de Estância recebem salários menores do que os das cidades de Santa Luzia do Itanhy, Indiaroba, Arauá, Umbaúba, Cristinápolis e Tomar do Geru”.
Fonte: www.estanciaonline.com.br

Secretaria de Educação presta esclarecimento aos pais de alunos da rede municipal

Na noite de quinta-feira, 12, em diversas escolas da rede pública municipal, a secretária da educação Linia Costa, esteve reunida com pais de alunos, para demonstrar a preocupação da administração pública com seus estudantes, em virtude da paralisação dos professores, e as atitudes em benefício da educação que ao longo do tempo tem realizado na valorização e investimento da educação municipal. Dentre seu pronunciamento Linia levou uma carta para que todos os pais possam conhecer mais detalhadamente o que vem sendo feito em diversos aspectos pela administração “Estância em Progresso”, em prol da educação.
Segue abaixo a carta:
PREZADOS PAIS,
Existe um ditado popular que uma mentira ditas várias vezes torna-se verdade, mas acredito que uma verdade publicada jamais será esquecida e que tal mentira jamais pode se tornar uma verdade quando o povo fica ciente dos fatos e dos acontecimentos verdadeiros.
É com base no ideal de honestidade, lealdade e sinceridade e com indignação das inverdades publicadas, faladas e repetidas inúmeras vezes sobre o Prefeito Municipal, Ivan Leite, que venho através desta carta esclarecê-las e publicar os fatos e ações realizadas por um gestor que visa uma educação de qualidade.
VOCÊ SABIA QUE O PREFEITO IVAN LEITE PAGA AOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL EM MÉDIA R$ 1.400,00(HUM MIL E QUATROCENTOS REAIS) PARA TRABALHAREM UM TURNO ENQUANTO NA REDE PARTICULAR OS PROFESSORES RECEBEM EM MÉDIA R$ 600,00 ( SEISCENTOS REAIS) PARA TRABALHAREM A MESMA CARGA HORÁRIA?
VOCÊ SABIA QUE O PREFEITO IVAN LEITE PAGA TODOS OS MESES PONTUALMENTE OS SALÁRIOS DE SEUS SERVIDORES PÚBLICOS?
VOCÊ SABIA QUE NO PERIODO DE ELEIÇÃO O PREFEITO IVAN LEITE ,MESMO QUE TIVESSE TODAS AS CONDIÇÕES FINANCEIRAS, JAMAIS PODERIA REALIZAR AUMENTO DOS SALÁRIOS DOS PROFESSORES EM VIRTUDE DA LEI ELEITORAL?
VOCÊ SABIA QUE O PREFEITO IVAN LEITE DESDE MAIO DO ANO DE 2009 CUMPRE A LEI DO PISO SALARIAL? LEI ESTA QUE DETERMINA O VALOR QUE O PROFESSOR DE 40 HORAS SEMAMAIS NO PAÍS DEVE RECEBER DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS.
VOCÊ SABE O QUE É REGÊNCIA DE CLASSE, QUE TANTO O SINTESE TEM COLOCADO COMO CAUSA DESTA GREVE? É UMA GRATIFICAÇÃO QUE É DADA PARA QUE O PROFESSOR ESTEJA EM SALA DE AULA, MAS QUAL É ENTÃO A FUNÇÃO DO PROFESSOR, SE NÃO ESTAR EM SALA DE AULA? ENTÃO , DESDE MAIO DE 2009, ESTA ADMINISTRAÇÃO RESOLVEU COLOCAR A REGÊNCIA NO SALÁRIO BASE DO PROFESSOR, O QUE SÓ AUMENTA AS SUAS VANTAGENS, SE TODOS OS ADICIONAIS SÃO DADOS A PARTIR DOS VALORES DO SALÁRIO BASE , COMO FÉRIAS , TRIÊNIOS E OUTROS , ASSIM COMO FEZ MUITAS CIDADES DO PAÍS, A EXEMPLO DA CAPITAL ARACAJU.
Então vejamos alguns esclarecimentos sobre os questionamentos acima:
O Magistério Público Municipal de Estância deliberou, em Assembleia Geral realizada no dia 16 de julho de 2010, paralisar suas atividades letivas, por tempo indeterminado, a partir do dia 26 por não haver avanço na negociação sobre o retorno do direito á gratificação por Regência de Classe.
Informamos que o valor da citada gratificação foi incorporada no salário base do professor e que não existiu redução da remuneração e que jamais foi violado direitos dos profissionais da educação. A incorporação foi realizada através de Lei Municipal e sem prejudicar o valor que já era recebido.
Frisamos que esta reivindicação já fez parte da pauta de luta dos SINDICATOS para que os professores nos casos de licença saúde ou nos casos de aposentadorias não perdesse muito no quantum a ser recebido pelo INSS. Não podemos deixar de lembrar que a atividade fim do professor é reger a classe!
O Município de Estância desde maio de 2009 está pagando a integralidade do piso salarial, já que hoje o piso corresponde ao valor de R$1.024,67( um mil , vinte e quatro reais e sessenta e sete centavos) e estamos pagando ao professor com jornada de 40 horas semanais o valor de R$ 1.059,00( um mil e cinquenta e nove reais) como salário base.
Sem entender o porquê , sem perceber qualquer razão para a categoria paralisar, ficamos indignados, pois sabemos que mesmo que o prefeito tivesse condições financeiras favoráveis, ele jamais poderia , segundo a legislação eleitoral, conceder aumentos no período eleitoral. Uma paralisação neste momento não tem finalidade de conseguir pressionar o governo municipal a rever aumentos. Qual será o objetivo desta greve? Terá fins apenas eleitoreiros de promover candidatos a deputado estadual e/ou federal?
VOCÊ SABIA QUE O PREFEITO IVAN LEITE VEM ESTRUTURANDO AS ESCOLAS MUNICIPAIS COM LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA e SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PARA ATENDIMENTO ESPECIALIZADO? Ressaltamos que estão funcionando e sendo muito utilizados pelos alunos e professores os Laboratórios das Escolas: João Nascimento Filho, Júlio Leite, Laura Costa, Dom Coutinho, Dorijan dos Santos, Rio Fundo III e Antônio Carlos Valadares e que estão aguardando a instalação pelo POSITIVO,mas já com todas as salas adequadas as Escolas: Ana Lima, Maria Isabel, Zarria Gabriel, Maria do Carmo Nascimento Alves, Núbia Lima e Cremildes Correia .Informamos, ainda, que os computadores das Escolas Emídio de Paula e Pedro Soares já chegaram e faltam ser feitas as adequações e aguardamos o mobiliário do MEC. Existem 05(cinco) salas de Recursos para atendimento especializado em funcionamento, a saber: Laura Cardoso Costa, José Bezerra Coutinho, Senador Júlio César Leite, João Nascimento Filho e Maria Isabel Nabuco e temos 07(sete) novas salas a serem instaladas.
VOCÊ SABIA QUE TODAS AS CRECHES RECEBERAM MATERIAIS LÚDICOS-PEDAGÓGICOS, BRINQUEDOS, PISCINAS DE BOLINHA, LITERATURA INFANTIL?
VOCÊ SABIA QUE TEMOS EM ANDAMENTO, INICIADA EM SÉRIE, AS REFORMAS DE 08 (OITO) ESCOLAS MUNICIPAIS E QUE JÁ ESTÃO QUASE CONCLUÍDAS?
VOCÊ SABIA QUE EM 2009 ENTREGAMOS UMA NOVA ESCOLA, DOM BEZERRA COUTINHO NO BAIRRO ALAGOAS E QUE FORAM CONCLUIDAS AS REFORMAS E AMPLIAÇÕES DE 04(QUATRO) ESCOLAS,DORIJAN DOS SANTOS NO BAIRRO CIDADE NOVA E NUBIA NASCIMENTO NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO, A ESCOLA PICA PAU NO PAULO AMARAL E O MADRE DE TABERNÁCULO NO BAIRRO ALAGOAS?
VOCÊ SABIA QUE A MERENDA ESCOLAR OFERTADA A SEU FILHO ALÉM DA QUALIDADE EXIGIDA PELO PREFEITO MUNICIPAL É ACOMPANHADA POR NUTRICIONISTA?
VOCÊ SABIA QUE O IDEB( INDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA) DIVULGADO ESTE ANO ,SOBRE A AVALIAÇÃO DE 2009, DEMONSTRARAM QUE A GRANDE MAIORIA DAS ESCOLAS JÁ ATINGIRAM AS METAS TRAÇADAS PARA O ANO DE 2011?
VOCÊ SABIA QUE PARA MELHORAR O TRANSPORTE DE SEUS FILHOS FORAM ADQUIRIDOS PELO PREFEITO IVAN LEITE 14(QUATORZE) ÔNIBUS ESCOLARES?
VOCÊ SABIA QUE O PREFEITO IVAN LEITE DISTRIBUIU UNIFORMES ESCOLARES PARA TODOS OS ALUNOS MUNICIPAIS?
VOCÊ SABIA QUE FORAM DISTRIBUIDOS DIVERSOS MATERIAIS DE USO PERMANENTE, COMO GELADEIRA, FREEZER, LIQUIDIFICADOR,ARMÁRIO DE AÇO, BEBEDOURO, TELEVISÃO , DATA SHOW, EENTRE OUTROS EQUIPAMENTOS PARA TODAS AS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL?
É com base em fatos e em ações executadas de fácil comprovação que o Prefeito Municipal vem administrando a cidade de Estância.
É fácil passar pelo Povoado Ouricuri e verificar a Escola Municipal Arlete Nunes Libório totalmente reformada e ampliada; passar pelo Povoado Muculamduba e observar a reforma e ampliação da Escola Virgílio de Oliveira Lima quase concluída; passar pela Zona da Praia e verificar as reformas das Escolas Pedro Soares e Emídio de Paula; passear pelo Bairro Alecrim e ver a execução da reforma e ampliação da Escola Zarria Gabriel Jasmim e passear pela colônia Entre Rios e verificar a conclusão da reforma e ampliação da Escola Joaquina de Souza e finalmente passar pelo Rio Fundo III e pelo Botequim , Escola Cremildes Freire ,e comprovar a reforma e ampliação das Escolas.
Sabemos e respeitamos o direito do cidadão de manifestar sua idéias ,defender seus direitos e lutar por melhorias, mas não encontramos justificativas para as atuais reivindicações, já que estamos disponibilizando todos os recursos, estrutura, materiais, capacitações e esforços para que nossos professores tenham ambiente e condições favoráveis de trabalho para proporcionar uma educação de qualidade a todos os alunos de Estância.
Somos sabedores que ainda temos muito por fazer e queremos continuar trabalhando por Estância, trabalhando para buscar a excelência da Educação da rede municipal de ensino!
Pedimos a compreensão e colaboração de todos os pais, pois somente com a participação efetiva de vocês na campanha de conscientização e reflexão para que os professores voltem as sua funções em suas salas de aula, já que cada dia fora da escola é enorme e incalculável o prejuízo na aprendizagem de seus filhos, que são os grandes e únicos prejudicados, é que poderemos dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido. Unidos, pais e Administração, seremos fortes!
Estância-SE, 12 de agosto de 2010.
Línia Costa Carvalho ( Secretária Municipal de Educação).

domingo, 8 de agosto de 2010

Professores de Estância em greve

Novamente os embates entre os professores de Estância e executivo municipal reacendem na Estância, no último dia 16 de julho a categoria realizou mais uma assembleia após uma semana de paralisação e deflagrou greve por tempo indeterminado. Todavia no último dia 02 de agosto os educadores promoveram mais um encontro e definiram um calendário de luta: visita a Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa, via-crúcis e muita conversa com os pais de alunos nas comunidades rurais.
Para o professor Acrísio Gonçalves a ida a Câmara de Vereadores é para pedir apoio a mais um poder, com o intuito de Câmara intermediar uma negociação com o prefeito municipal para que o pleito seja atendido. “A principal reivindicação é a volta da regência de classe, assim como melhoria das condições de trabalho”, ressaltou o sindicalista.
Segundo Acrísio o primeiro atrito entre os professores de Estância e o atual gestor municipal aconteceu no início do seu governo em 2005, quando o prefeito cortou o salário dos professores. Ele lembra que a categoria foi às ruas e protestou pelo não cumprimento do Plano de Cargos e Salários aprovado na gestão do seu antecessor Gevani Bento.
O professor recorda que durante a campanha municipal de 2004, o então candidato Ivan Leite disse que não mexeria no Plano de Cargos e Salários dos professores e quando assumiu mexeu e formulou um novo plano de carreira, destruindo toda conquista histórica dos professores. “A regência de classe que era 50% e ele passou para 30% e o ano passado prefeito municipal retirou a regência de 30% e para zero”, ressaltou Gonçalves.
O sindicalista revelou também que município de Estância é o que menos paga na região e perde até para Santa Luzia do Itanhi. Ele disse que observando dados da folha de pagamento dão conta que a Prefeitura pode pagar cerca de 30% ou 40% de regência para os professores.
Lembramos que o prefeito Ivan Leite afirmou na época que o plano era inconstitucional e acionou a Justiça, enquanto a categoria reagiu em passeatas e paralisações e denominou o corte como “plano da morte”. Para os dirigentes sindicais do Síntese, essa nova mobilização é em defesa da volta da regência de classe, que para os educadores, seu fim foi um duro golpe no magistério municipal.
Ivan Santos Leite afirmou recentemente na Ilha FM que a regência está incorporada aos vencimentos e pediu o retorno as salas de aulas. Ele até agora não sinalizou que vai atender o pleito dos professores e praticamente o segundo semestre letivo ainda não iniciou e pelo que parece que não existe perspectivas de retorno a curto prazo.
Observamos que o prefeito municipal de Estância volta a sofrer forte oposição da categoria que não aceita o fim da regência de classe e segue disposta a manter a greve por tempo indeterminado.

Entendemos que essa luta não deve ter nem vencedor, nem vencido, deve existe o bom senso, o equilibro e a responsabilidade. Nossas crianças precisam continuar estudando. O prefeito precisa negociar e dialogar com o sindicato, ser flexível, receber os professores e usar a sabedoria. A categoria quer voltar às salas de aulas, mas com avanço, para o Síntese o quadro é desolador.

Box
As paralisações na Estância
Todos que viveram a partir do meado da década de noventa em Estância lembram que foi uma década marcada por várias paralisações dos servidores do município. Frases na época: “vida digna para que tem acessos fáceis às finanças do município” e “Não queremos esmola, queremos salário digno”, fizeram parte das passeatas. Na gestão municipal de Dayse Garcia as manifestações reivindicavam 13º salário, 1/3 de férias, regularização dos salários, melhoria dos vencimentos e educação de qualidade. Os professores colaram fitas pretas ao redor de todo o Paço Municipal em sinal de protesto e luto. A luta é capitaneada pela professora Ana Rita Tavares, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de Estância (Sinteme).
Com o fim da gestão de Dayse Garcia e inicio do governo de Zé Nelson o Sinteme incorpora ao Síntese e a luta dos professores continua, desta vez num sindicato mais forte e mantendo uma base em Estância. Zé Nelson na época maior opositor ao grupo de Carlos Magno, esposo da prefeita Dayse Garcia, se apresentou com um perfil progressista e popular, eleito por um leque de partidos progressistas não fez um governo de coalizão, governou sozinho e cooptou a líder sindical oferecendo uma secretária. Resultado em 1998 os professores deflagraram uma greve que durou 18 dias, a categoria reivindicava principalmente melhorias salariais e o pagamento do 13º salário de 1997. Foi um governo que também amargou com paralisações dos servidores e protesto contra o atraso salarial.
Mas foi no meado do governo Gevani Bento que ocorreu o maior número de paralisações e se por um lado os professores tiveram vitórias na construção do plano de cargos e salários, por outro lado os outros servidores e fornecedores amargaram com atrasos nos seus vencimentos. Impulsionado pelo caos administrativos que ecoava, várias categorias pararam Estância, num governo que saiu completamente dos trilhos administrativos e que terminou sua gestão com intervenção judicial.
Eleito em 2004, Ivan Leite também viu no primeiro ano de governo os professores irem às ruas em protesto ao não cumprimentos do Plano de Cargos e Salários dos professores aprovados na gestão anterior. Agora depois de uma trégua sem paralisações, os servidores de Estância voltam a realizar passeatas e parar de suas atividades para reivindicar volta da regência de classe.

Fonte: Folha da Região, editor jornalista graduado Augusto Santos

Comitê Dr. Cristóvão Freire é inaugurado no bairro Valter Cardozo

Foi inaugurado no último sábado próximo passado, dia 07 de agosto na Avenida Jornalista Augusto Gomes, bairro Valter Cardozo (Cidade Nova), município de Estância-SE, o comitê do candidato a deputado estadual, o advogado Cristóvão Freire (PSB). O ato de inauguração contou com a presença do candidato a reeleição ao governo do estado, Marcelo Déda, dos candidatos ao Senado Valadares e Eduardo Amorim, além de diversas lideranças políticas do estado e do município e muitos moradores do populoso bairro estanciano.
O candidato a deputado estadual Dr. Cristóvão Freire (PSB), agradeceu a presença de todos e ressaltou sua confiança na vitória eleitoral e disse que Estância quer continuar seguindo em frente.
O senador Valadares no seu pronunciamento parabenizou o correligionário Cristóvão Freire pela inauguração do comitê naquele importante bairro e disse também que a manifestação popular no ato da inauguração já se confirma à vitória de todos sergipanos em 3 de outubro, com a reeleição de Marcelo Déda ao governo do estado.
Já Marcelo Déda, disse que Estância é símbolo da resistência, da cultura, da informação e da transformação e é com alegria que inaugurava o comitê do Dr. Cristóvão Freire, da coligação para Sergipe continuar seguindo em frente. “Sei do seu trabalho na Câmara de Vereadores, ele é sem sombra de dúvidas um nome que significa renovação, trabalho e compromisso na Assembléia Legislativa, é um nome que tem a chancela do PSB, partido liderado pelo senador Valadares”, enfatizou Marcelo Déda.
Déda disse também que esse comitê, será o local onde os companheiros irão encontrar as ideias e a força para continuar a luta, a luta pela eleição de Dilma e pela sua reeleição, para que ao lado de Jackson Barreto no governo do estado possamos fazer Sergipe continuar em frente. “Muita coisa já foi feita, mas é preciso fazer mais” e concluiu dizendo Sergipe não pode caminhar para o atraso.