quinta-feira, 17 de março de 2011

Irmão mata irmão em Estância

Na noite desta quarta-feira, dia 16/03 por volta das 20h00 a Rua Voluntario da Pátria, bairro Botequim, município de Estância foi palco de uma tragédia: irmão ao ver sua mãe sendo ameaçada pelo irmão que estava com uma faca em punho, tomou a faca e na fúria o atingiu.
A mãe dona Maria Amélia Barbosa contou que após reclamar da bebedeira do filho foi ameaçada. “Eu vou quebrar sua cara”. Irritado com a reclamação Marcos Barbosa de Jesus, conhecido como Barriga começou agredi - lá e em seguida puxou uma faca.
O outro filho, José Soares Junior que vinha chegando após ver sua mãe agredida pelo irmão se desesperou achando que poderia acontecer o pior com a mãe, já que Marcos se encontrava com uma faca em punho, daí entrou em luta corporal na tentativa de tomar a faca e na fúria atingiu a barriga e o pescoço do irmão. A vitima ainda foi encaminhado pelo SAMU, mas a caminho do hospital veio a falecer.
Indagada se era freqüente as brigas com ela, mãe disse que sim. Em relação ao irmão ela afirmou que nunca houve briga e que os dissentimentos eram constantes, principalmente quando ele bebia.
A mãe também acredita que o filho usava drogas, mas declarou que ele sempre descartou envolvimento com as mesmas. Já em relação à bebedeira ela assegurou que era constante. “O meu filho José soares Júnior fez isso pra me defender”, ressaltou Dona Maria Amélia. (Jornalista Augusto Santos)

terça-feira, 1 de março de 2011

Hospital regional de Estância tem novo interventor

O Hospital Regional Amparo de Maria foi inaugurado em 25 de março de 1867. Esta centenária Casa de Saúde está sob intervenção desde 27 de julho 2004 . A referida unidade hospitalar sofreu intervenção após decisão da justiça que acatou denúncia do Ministério Público. O HRAM era administrado pela Associação de Beneficência Amparo de Maria que contraiu enormes dívidas trabalhistas e providenciarias gerando restrições para liberar as certidões negativas. Sem as certidões de FGTS, INSS, Receita Federal e da União, a Associação (antes Sociedade) Amparo de Maria ficou impossibilitada de firmar convênios com as instituições públicas governamentais para repasses de recursos financeiros e seguir com as atividades operacionais do hospital. Com esse entrave, a solução encontrada pelo Ministério Público foi a intervenção da justiça para que o hospital continuasse atendendo a população em geral.
A primeira comissão interventora foi assim constituída: Sérgio Vasconcelos Garcez (representando a Secretaria de Saúde do Estado), Wilton Barros (representando a Secretaria Municipal de Saúde), Humberto Ralin, representando o Conselho Municipal de Saúde) e o Sr, Argemiro dos Santos, técnico em contabilidade, com a função de da suporte técnico contável e administrativo. De lá para cá a comissão interventora sofreu várias alterações.
Em 2005 os sócios Associação Beneficência Amparo de Maria, após elegerem em asssembleia geral extraordinária uma nova diretoria, sob a presidência do sr. Renato Silva Carvalho, pleitearam sem sucesso o fim da intervenção, conseguiram um parecer favorável do juiz Valter Ribeiro mas, o Ministério Público na época recorreu da decisão do juiz e o Tribunal de Justiça, através da desembargadora Clara Leite Resende acatou o recurso do Ministério Público mantendo a intervenção.
Em novembro do ano passado, mediante pedido de prorrogação formulada pelo Ministério Público a intervenção foi prorrogada por mais um ano. A decisão foi da desembargadora relatora do recurso interposto pelo Ministério Público e adesivamente pelo Estado de Sergipe.
Nesse ano várias audiências já foram realizadas no Ministério Público sobre o HRAM. Entre essas destacamos a audiência realizada em 22 de fevereiro, na sala de audiência da 2ª Promotoria de Justiça, da promotoria especializada na defesa da saúde. Além da promotora de justiça Carla Rocha Barreto de Almeida, a referida audiência contou a presença do secretário de saúde Antônio Carlos Guimarães, dos interventores José Joaldo dos Santos, João Antônio Emílio dos Santos, da representante dos funcionários Marta Angélica Lima Oliveira, da representante do Conselho Municipal da Saúde Leide Catunino, da secretaria municipal da Saúde Áurea Menezes, entre outros. Na citada audiência foi anunciada que a partir do mês de março o HRAM teria um novo interventor representando a Secretária de Saúde na comissão interventora.
O novo interventor que substitui José Joaldo dos Santos foi anunciado nesta segunda-feira, dia 28 de fevereiro numa reunião na Secretaria de Saúde do Estado. Trata-se do médico. Yuri Maia (ex-diretor do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho/HUSE). Além dos pleitos dos trabalhadores do hospital, que reivindicam principalmente o pagamento dos seus vencimentos no máximo até o quinto dia útil de cada mês, o novo interventor tem como grande desafio: melhorar os serviços oferecidos a população de Estância e região. (Jornalista diplomado Augusto Santos)

O Céu Ganha Mais Uma Estrela!

Estância hoje está de luto! Perde uma das principais pessoas da terra: Lucia Sales! Embora tenha nascido em Boquim, transferiu-se para Estancia, ainda menina, onde até hoje viveu e dedicou-se aos trabalhos da igreja, e, quem acompanhou à época do Padre Santiago e Dom Coutinho, sabe muito bem ao que me refiro. Lúcia colaborou em todos os trabalhos da igreja, dos paramentos, feitio das hóstias, ao coral que, verdade seja dita, era uma da vozes mais brilhantes daquela época; trabalho filantrópico, sem nenhuma remuneração, coisa difícil de ser ver nos dias de hoje!

As pessoas quando morrem „tornam-se boazinhas“, mas, este nao é o caso da „tia Luça” como eu, em tom de brincadeira a chamava. Foi uma pessoa simpática, alegre, altruísta, ao extremo, e era assim com todos. Foi dessas pessoas que nao teve vida própria, pois, dedicou-se ao outro de forma intensa e demasiada, por vezes esquecendo de si própria.
Fazia parte de minha familia como se deveras fosse um membro alí nascido, era assim que a considerávamos... Semana passada, quando nos falamos por telefone, ela estava muito contente, „por ter ido visitar Pituta“, minha tia e sua companheira de igreja, nos trabalhos que acabei de citar... Que amizade bonita daquelas duas, coisa rara, nos tempos „modernos“!

Outro dia, dizia-me assim: „Nao gosto de elogios, nem receber medalhas, premios! Sinto-me envergonhada“, e contou-me que havia pedido a uma amiga para buscar uma medalha que havia ganho em reconhecimento pelo seu trabalho na igreja“, tamanha era sua humildade. E, que bom que reconheceram seu trabalho.

“Tia Lúcia“ haveria mil palavras a serem ditas, positivamente, sobre a sua pessoa, por sua alma tão nobre, mas, a noticia triste tomou-me de surpresa e meu coração está sangrando, minha alma está de luto... luto profundo que sufoca meu peito, e mais que triste, deixou o meu ser, emudeceu minha voz e as palavras fugiram ao meu raciocinio! Que mais dizer senão que, a saudade é incomensurável, uma lacuna que jamais será preenchida, mas, com certeza, hoje, o céu ganhou mais uma estrêla!!!

Descanse em paz, „tia Lúcia“!