terça-feira, 16 de agosto de 2011

PT do B terá candidato a prefeito de Estância

O Partido Trabalhista do Brasil terá candidato a prefeito de Estância. O nome indicado pelo partido é o do professor e jornalista Paulo César dos Santos e como vice o funcionário do INSS de Estância, João Pitú. "A priori, somos apenas pré-candidatos, e teremos candidatos também a vereadores, pois desejamos contribuir com o desenvolvimento de nosso município", argumenta Paulo César, que atualmente preside o Instituto Nobre de Qualidade, Imagem e Conceito, com sede na capital pernambucana, Recife, mas que nunca abandonou Estância.
Em 2006, Paulo César foi candidato a Deputado Federal, e agora, liderando o PT do B em Estância, tem contado com o apoio do presidente do Partido em Sergipe, Dr. Clóvis Silveira, para fortalecer o PT do B em Estância. "Dr. Clóvis Silveira é um grande líder, meu amigo e uma das mais lúcidas inteligências de Sergipe", acrescenta Paulo César. "Queremos uma Estância de paz e bem para todos. Essa é nossa grande tarefa", revela seu vice João Pitú.

Pesquisa aponta Tito Magno como vereador revelação

Fazendo jus a votação que obteve de 1618 votos, tornando-se o campeão geral de votos em Estância para Câmara de Vereadores na eleição de 2008. Tito Magno agora marca mais um gol, conquista através do Instituto de Pesquisa AMO na Categoria Revelação, como o vereador Revelação 2011. A premiação não é uma surpresa, confirma a atuação do vereador, que tem pautado seu mandato na defesa dos interesses de Estância, seja apresentando requerimentos, projetos, moções de interesses da coletividade estanciana, seja se posicionando de forma contundente em defesa do povo; foi assim na questão do SAAE contra o aumento de tarifas, como também nas diversas reivindicando ao Paço Municipal.
Tito é filho do ex-prefeito Carlos Magno e da ex-prefeita Dayse Garcia, o jovem vereador é uma grata surpresa da política estanciana, apontando como um jovem político de futuro promissor.

Comunicadores de Estância de olho nas eleições de 2012


Com a aproximação do pleito de 2012, profissionais da Comunicação de Estância estão na fila pela disputa do voto popular
Não é à toa que Estância carrega o título de “Berço da Imprensa Sergipana”. Por muitas décadas circularam os jornais Folha Trabalhista e Gazeta de Estância; terra natal de Gumercindo Bessa, jornalista que integrou a Academia Sergipana de Imprensa; essa veia de jornalismo e de comunicação social continua acesa revelando bons profissionais a cada ano, mantendo viva a história dos comunicadores pioneiros, o Recopilador Sergipano, União, Urtiga, O Rabudo, Santa Cruz em Revista, A Razão e outros.
“....A cidade possui quatro emissoras: Rádio Esperança, Rádio Abais, Rádio Marazul e Radio Ilha FM; possui três jornais de expressiva presença, Folha da Região, A Tribuna Cultural, O CAMINHO, e diversos sites, entre os mais acessados, o Estância Online”.
“....Com a aproximação do pleito de 2012, profissionais da Comunicação de Estância estão na fila pela disputa do voto popular. Eles têm contribuído bastante para com a melhoria da qualidade de vida dos munícipes, abrindo espaço para que a população possa apresentar seus reclames, cobrar dos poderes público e privado. Esses comunicadores estão ávidos à espera de uma oportunidade para ajudarem, ainda mais, na construção da cidadania.
Estância ainda não respondeu de forma positiva, eleitoralmente, aos representantes da Comunicação local. Sabe-se o quanto é difícil a disputa eleitoral, a cada ano fica ainda mais distante concretizar o sonho. Mesmo diante dessa realidade, Estância tem um leque de bons nomes que podem valorizar ainda mais o pleito seguinte.
No decorrer dos últimos 20 anos, militantes da imprensa estanciana têm se colocado à aprovação do eleitor; alguns concorrendo ao cargo de prefeito, outros ao cargo de vereador. Entre eles podemos citar: Augusto Santos (candidato a vereador em 1988 e 1992), Araújo Junior (1992), Dadau Barreto (1992), Luiz Carlos Dissanti (2004), Chicão (2000), Miguel Viana (1988 e 2000), Eduardo Abril (2000), Joilson Meneses (2004), esses alcançaram ibope na apresentação diária de seus programas, mas não obtiveram êxito nas urnas.
Outros nomes amplamente conhecidos estão na lista dos pré-candidatos em 2012: Magno de Jesus (deve disputar as eleições pela quarta vez), Augusto Santos (pela terceira vez, após um jejum de 20 anos), Heverton Ribeiro (Ribeirinho Festas), El Prado (Manelão), Chiquinho, entre outros.
Nos últimos tempos surgiram novos nomes: Kakau Liberal, Jussara Assunção, José Cruz, Nelson Goleiro, Marcelo Mazê, Zeno Santos, Sansão Big Som, Evilásio da Sulgipe, Théo Batista, Ferreira Santos, Caio Vilanova (do Estância online), Nadjo Lisboa, Pisca Júnior, Igor Sat, Reginaldo Lima, são pessoas que têm atuação na imprensa falada e na escrita; são profissionais que colaboram com a construção da cidadania, bons nomes, capazes, para ocupar um cargo eletivo. Além do ex-vereador e ex-vice-prefeito Antônio Alberto (Pastel), que é um dos mais recentes da radialista Pastel, que foi afastado da Rádio Abais - onde tinha um programa matinal - por divergir também faz parte da lista dos que estão de olho na Câmara Municipal, é pré-candidato a vereador.
É sabido que um bom comunicador tem papel importante à frente de órgãos público e privado. A comunicação deve ter clareza e deve ser imediata. A sociedade gosta de respostas breves. Uma empresa que presa a sua clientela deve ter uma boa assessoria de imprensa, deve estar em sintônia com o seu público; da mesma forma, um político inteligente, deve trazer consigo um bom assessor de comunicação; não adianta trabalhar tanto e a sociedade não ter conhecimento. A comunicação deve atingir o seu alvo com sutileza, convicção e objetividade. Os comunicadores têm papel fundamental na construção da sociedade. (Genilson Máximo)

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Vereador de Estância quer ser prefeito

Eleito em 2008 ao seu primeiro mandato de vereador pelo PTB (Partido Trablhista Brasileiro), o vereador Renato Silva Júnior sonha em voos mais alto: quer ser prefeito de Estância em 2012. Filho do desportista e comerciante Renato Silva Carvalho e de Maria da Conceição Oliveira Moraes e sobrinho do ex-deputado e ex-prefeito Nivaldo Silva Carvalho, de saudosa memória. O vereador Renato Silva Junior quer dar sequencia ao que o tio iniciou, mas não chegou a realizar devido a morte precoce na década de 90 em pleno exrcício de mandato.
Formado em direito, ele encara a política como instrumento para a construção de uma sociedade mais justa e humana. Seu mandato é pautado na elaboração de diversos requerimentos, indicações e projetos que atende os interesses e necessidades da população estanciana. O jovem vereador Renato tem na educação como forte pilar para transformação da sociedade. “Eu entendo que é a fonte primaria da cidadania”, ressalta. Entre essas bandiras está a construção do campus de engenharia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em Estância. “Nosso município é estrategicamente bem localizado, cortado por rodovias, federal e estadual, enfim, dotado de todas as condições para a implatação do campus da UFS”, defende o parlamentar. Além da educação o vereador defende a valorização do esporte, como meio pra promover a cidadania.
Outra preocupação fundamental do nobre parlamentar é com a geração de emprego, prova disso trata-se da apresentação de um projeto que reserva 30% das vagas nas empresas que recebem incentivos ficais ou doação de imóveis do municipio ao primeiro emprego. O vereador entende que é grande a dificuldade encontrada pela juventude para conquistar o primeiro emprego, muitas empresas exigem experiência comprovada em carteira de trabalho, independente da idade. “No entanto entendo que os governos devem utilizar sua capacidade de intervenção para minimizar esse problema”.
O vereador Renato Silva Júnior acha-se devidamente preparado para esse novo desafio disputar a Prefeitura de Estância. Para isso está aberto a conversar com todos os partidos, visando construir um plano de governo capaz de atender as demandas da população estanciana. (Por Augusto Santos/ jornalista diplomado)

Tobias Barreto comemora festa de Nossa Senhora Imperatriz dos Campos

Com início dia 11/08/11 e termino dia 21/08/11, a comunidade católica tobiense comemora a festa de Nossa Senhora Imperatriz dos Campos. Este ano com o seguinte tema: Com Maria, santos e servos da palavra. Segundo os padres Raimundo Andrade e Nivaldo Soares, a programação desse ano será uma grande oportunidade de refletirmos sobre nossa atuação de cristãos batizados instrumentos da unidade e propagadores da mensagem do evangelho.
A festa tem início dia 11/08/11 apartir das 19h com a missa de preparação para o início do novenário. O novenário prossegue até o dia 20/08/11. O ponto alto da festa é o dia 21/08/11 com alvorada festiva a partir das 5h com a participação da Lira Nossa Senhora Imperatriz dos Campos, às 10h missa presidida por Dom Marco Eugêniio Galrão Leite de Almeida, bispo Diocesano e concelebradas pelos padres presentes e às 17h acontece a solene procissão com a imagem da padroeira e padroeiros dos povoados, encarramento com a palavra do bispo Dom Marco Eugênio e a benção do Santíssimo Sacramento. Participe destes atos de fé e religiosidade cristã, a comunidade católica tobiense te espera.