terça-feira, 16 de agosto de 2011

Comunicadores de Estância de olho nas eleições de 2012


Com a aproximação do pleito de 2012, profissionais da Comunicação de Estância estão na fila pela disputa do voto popular
Não é à toa que Estância carrega o título de “Berço da Imprensa Sergipana”. Por muitas décadas circularam os jornais Folha Trabalhista e Gazeta de Estância; terra natal de Gumercindo Bessa, jornalista que integrou a Academia Sergipana de Imprensa; essa veia de jornalismo e de comunicação social continua acesa revelando bons profissionais a cada ano, mantendo viva a história dos comunicadores pioneiros, o Recopilador Sergipano, União, Urtiga, O Rabudo, Santa Cruz em Revista, A Razão e outros.
“....A cidade possui quatro emissoras: Rádio Esperança, Rádio Abais, Rádio Marazul e Radio Ilha FM; possui três jornais de expressiva presença, Folha da Região, A Tribuna Cultural, O CAMINHO, e diversos sites, entre os mais acessados, o Estância Online”.
“....Com a aproximação do pleito de 2012, profissionais da Comunicação de Estância estão na fila pela disputa do voto popular. Eles têm contribuído bastante para com a melhoria da qualidade de vida dos munícipes, abrindo espaço para que a população possa apresentar seus reclames, cobrar dos poderes público e privado. Esses comunicadores estão ávidos à espera de uma oportunidade para ajudarem, ainda mais, na construção da cidadania.
Estância ainda não respondeu de forma positiva, eleitoralmente, aos representantes da Comunicação local. Sabe-se o quanto é difícil a disputa eleitoral, a cada ano fica ainda mais distante concretizar o sonho. Mesmo diante dessa realidade, Estância tem um leque de bons nomes que podem valorizar ainda mais o pleito seguinte.
No decorrer dos últimos 20 anos, militantes da imprensa estanciana têm se colocado à aprovação do eleitor; alguns concorrendo ao cargo de prefeito, outros ao cargo de vereador. Entre eles podemos citar: Augusto Santos (candidato a vereador em 1988 e 1992), Araújo Junior (1992), Dadau Barreto (1992), Luiz Carlos Dissanti (2004), Chicão (2000), Miguel Viana (1988 e 2000), Eduardo Abril (2000), Joilson Meneses (2004), esses alcançaram ibope na apresentação diária de seus programas, mas não obtiveram êxito nas urnas.
Outros nomes amplamente conhecidos estão na lista dos pré-candidatos em 2012: Magno de Jesus (deve disputar as eleições pela quarta vez), Augusto Santos (pela terceira vez, após um jejum de 20 anos), Heverton Ribeiro (Ribeirinho Festas), El Prado (Manelão), Chiquinho, entre outros.
Nos últimos tempos surgiram novos nomes: Kakau Liberal, Jussara Assunção, José Cruz, Nelson Goleiro, Marcelo Mazê, Zeno Santos, Sansão Big Som, Evilásio da Sulgipe, Théo Batista, Ferreira Santos, Caio Vilanova (do Estância online), Nadjo Lisboa, Pisca Júnior, Igor Sat, Reginaldo Lima, são pessoas que têm atuação na imprensa falada e na escrita; são profissionais que colaboram com a construção da cidadania, bons nomes, capazes, para ocupar um cargo eletivo. Além do ex-vereador e ex-vice-prefeito Antônio Alberto (Pastel), que é um dos mais recentes da radialista Pastel, que foi afastado da Rádio Abais - onde tinha um programa matinal - por divergir também faz parte da lista dos que estão de olho na Câmara Municipal, é pré-candidato a vereador.
É sabido que um bom comunicador tem papel importante à frente de órgãos público e privado. A comunicação deve ter clareza e deve ser imediata. A sociedade gosta de respostas breves. Uma empresa que presa a sua clientela deve ter uma boa assessoria de imprensa, deve estar em sintônia com o seu público; da mesma forma, um político inteligente, deve trazer consigo um bom assessor de comunicação; não adianta trabalhar tanto e a sociedade não ter conhecimento. A comunicação deve atingir o seu alvo com sutileza, convicção e objetividade. Os comunicadores têm papel fundamental na construção da sociedade. (Genilson Máximo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário