domingo, 10 de outubro de 2010

Gêmeos Cosme e Damião, uma dupla de nível nacional e internacional

Nascidos na Beira do Piauitinga, os gêmeos honram a nossa terra através de uma carreira construída na responsabilidade de um trabalho sério e sólido transmitindo de uma maneira poética a arte de “Da Vinci”, em espetaculares quadros, onde, são mostrados em nuances criativas o folclore estanciano, tornando-o reconhecidos a nível nacional e internacional.
Os gêmeos Cosme e Damião dos Santos nasceram nesta cidade a 29 de Maio de 1955, filhos da lavadeira do rio Piauitinga, D. Elvira dos Santos e Pedro Gonçalves Santos. Estudaram na Escola Arabela Ribeiro (no bairro Bonfim), no Grupo Escolar Graco Cardoso e no Júlio Leite, culminando seus estudos na Escola Técnica do Comércio.
Possuidores dos mesmos sonhos e ideais, eles despontaram na pintura na década de 60. Daí em diante começaram a fazer parte de algumas exposições e Sergipe e Bahia, que continuam até hoje. Seus quadros são vendidos em várias partes do Brasil e exterior onde são preservados com carinho pelos seus possuidores.
Aqui em Estância seus quadros podem ser vistos e admirados no Banco do Brasil, Prefeitura Municipal, na Casa da Cultuara e Memorial da Cidade. No Porto do Mato: Centro Social Pastoral Esperança de Deus (criado pelo padre Humberto Leeb e Joana Batista, de grata memória). (Texto Carlos Modesto).
Finalizando esta matéria transcrevo a última estrofe do poema do escritor e poeta Carlos Tadeu “OS GÊMEOS”

Visitar os Gêmeos artistas
Cosme e Damião dos Santos
É quase uma obrigação
De todo turista e conterrâneo.
Eles são a alma viva do nosso folclore
E a força humilde de nossa cultura
Como a excepciona JUDITE
Pois aqui eles vivem
Aqui eles lutam e lutaram
Aqui construíram sua arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário