domingo, 10 de outubro de 2010

Sul sergipano recupera espaço na Assembleia Legislativa

Estância elegeu Gilson Andrade, Itabaianinha Mundinho da Comase e Boquim Luis Mitidieri e Venâncio Fonseca
A região Sul de Sergipe possui uma população de 241.292 habitantes (dados de 2007), o que corresponde a 12,44% da população do estado. O sul sergipano é formada por onze municípios: Arauá, Cristinápolis, Indiaroba, Pedrinhas, Salgado, Santa Luzia do Itanhy, Tomar do Geru e Umbaúba. Essa região já ocupou lugar de destaque no cenário político estadual, mas nas ultimas décadas esteve fragilizada politicamente, com apenas dois deputados estaduais na Assembleia Legislativa, representando diretamente a população: Venâncio Fonseca e Luiz Mitidieri (Boquim).
Outrora o sul de Sergipe contou com Joaldo Barbosa, Nivaldo Santos (Boquim), Hildebranco Costa (Itabaianinha), Nicodemos Falcão (Indiaroba), Leopoldo Souza, Pedro Siqueira, Valter Cardozo, Ivan Leite e Carlos Magno (Estância), entre outros. Felizmente na eleição de 03 de outubro, nessa primeira década do século 21, o pleito eleitoral deixou um saldo positivo para o sul sergipano: elegeu médico Gilson Andrade-PTC (Estância) com 15.395 votos e de Mundinho da Comase-PSL (Itabaianinha) com 13.821 votos e, também manteve as duas cadeiras com a reeleição de Venâncio Fonseca-PP, que obteve 27.796 e Luiz Mitidieri-PSDB (Boquim) com 30.296 votos. Mundinho volta para Assembleia Legislativa e Gilson estréia no parlamento estadual.
A vitória do médico Dr. Gilson Andrade quebra um jejum de dezesseis anos sem Estância eleger um deputado estadual. O referido médico teve o apoio do prefeito Ivan Leite e elegeu-se com 15.395 votos. Desse total, 11.475 votos foram dos estancianos, o que representa 35,48% dos votos válidos. Dr. Gilson é médico obstetra e ginecologista, com mais de 20 anos de formado e um imenso histórico de serviços prestados à saúde da mulher estanciana e às da região sul, atendendo na maternidade do Hospital Amparo de Maria, no IPES e na Clínica da Mulher. Além de outros atendimentos nas cidades de Santa Luzia, Indiaroba, Umbaúba, Arauá, Cristinápolis, Tomar do Gerú, Pedrinhas e Itabaianinha.
Ele foi vice-prefeito de Estância entre 2005/2008, ao lado do prefeito Ivan Leite; deu destaque ao cargo, honrou o mandato, assumiu a prefeitura por duas vezes. Está à altura de representar com grandeza a nossa cidade e a região sul na assembléia legislativa.
Já o deputado estadual eleito Raimundo Lima Vieira, o Mundinho da Comase, um político experiente e muito querido na região volta a Assembleia Legislativa após ocupar por duas vezes uma cadeira naquela Casa Legislativa. Ele já foi também vice-prefeito do município de Itabaianinha, assim como prefeito no inicio da década de noventa. Mundinho foi eleito pelo PSL e Gilson pelo PTC, ambos por partidos que integram a base aliada do governador eleito Marcelo Deda.
Sabemos que além da economia oriunda das cerâmicas, das indústrias têxtil, de confecções, as principais atividades econômicas da nossa região são: agropecuária com bovinocultura e avicultura e agroindústria, principalmente com os produtos citros, com uma acentuada dependência da monocultura da laranja, que atualmente enfrenta uma profunda crise econômica.
É do nosso conhecimento também que o Sul do estado vive sérios problemas, principalmente nas áreas de saúde e segurança e essas devem ser as principais bandeiras de lutas dos nossos representantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário